«Por um feminismo afro-latino-americano» Lélia Gonzalez

«Por um feminismo afro-latino-americano» Lélia GonzalezTítulo: Por um feminismo afro-latino-americano

Еscritor: Lélia Gonzalez

ISBN: B08GJSK6N5

Classificação Temática:

Descrição e resumo do livro «Por um feminismo afro-latino-americano» Lélia Gonzalez

“Baixem e leiam Lélia Gonzalez!”, convocou recentemente a filósofa americana Angela Davis durante sua visita ao país.

Filósofa, antropóloga, professora, escritora e militante do movimento negro e feminista pioneira, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, desempenhando um papel fundamental na luta contra o racismo estrutural e na articulação das relações entre gênero e raça em nossa sociedade.
Com a organização de Flavia Rios e Márcia Lima, o livro “Por um feminismo afro-latino-americano” reúne em um único volume uma ampla visão da obra dessa pensadora tão multifacetada quanto engajada. São textos produzidos ao longo de um período efervescente que abrange quase duas décadas de história – de 1979 a 1994 – e que refletem as aspirações democráticas do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. Além dos ensaios já consagrados, o legado inclui artigos de Lélia publicados na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos, como a carta enviada a Chacrinha, o Velho Guerreiro. O livro também conta com uma introdução crítica e uma cronologia da vida e obra da autora.
Irreverente, interseccional, decolonial, polifônica, erudita e ao mesmo tempo popular, Lélia Gonzalez transitava entre a filosofia e as ciências sociais, entre a psicanálise, o samba e os terreiros de candomblé. Ela deu voz ao “pretuguês” e cunhou o conceito de amefricanidade, tornando-se um ícone para o feminismo negro.
Axé, Lélia Gonzalez!

“É Lélia quem me proporciona essa identidade, essa terceira figura política, essa terceira identidade que compartilha as outras duas (ser mulher e ser negro), mas que tem sua própria luta. Com Lélia Gonzalez, me defini politicamente para lutar pelas questões das mulheres negras.” – Sueli Carneiro, filósofa, pedagoga, escritora e fundadora do Geledés.

“Sinto que fui escolhida para representar o feminismo negro. E por que, aqui no Brasil, vocês precisam buscar essa referência nos Estados Unidos? Acredito que aprendi mais com Lélia Gonzalez do que vocês aprenderão comigo.” – Angela Davis, filósofa norte-americana.


Em nosso portal na web, você tem acesso a uma enorme variedade de literatura de autores renomados de todo o mundo, incluindo obras do passado e do presente.

Aqui você pode baixar gratuitamente a versão completa do livro «Por um feminismo afro-latino-americano» Lélia Gonzalez nos formatos txt, mobi, epub e pdf, sem a necessidade de cadastro ou envio de SMS. Você pode desfrutar da leitura em seu dispositivo Android, iPhone, PC ou iPad.

Antes de baixar o livro, também são disponibilizadas avaliações e comentários de outros leitores que já tiveram a oportunidade de ler esta obra. Não perca tempo e aproveite nossa biblioteca online!
 

Merholes Livros
Avaliação do livro