«Arquipélago Gulag: Um experimento de investigação artística 1918-1856» Aleksandr Soljenítsyn

«Arquipélago Gulag: Um experimento de investigação artística 1918-1856» Aleksandr SoljenítsynTítulo: Arquipélago Gulag: Um experimento de investigação artística 1918-1856

Еscritor: Aleksandr Soljenítsyn

ISBN: B08GCSKTKC

Classificação Temática:

Descrição e resumo do livro «Arquipélago Gulag: Um experimento de investigação artística 1918-1856» Aleksandr Soljenítsyn

Clássico da literatura russa, a obra do autor vencedor do Prêmio Nobel, Aleksandr Soljenítsyn, recebe uma nova tradução no Brasil, após décadas fora de circulação. Símbolo da literatura testemunhal, o livro “Arquipélago Gulag” expôs os horrores do stalinismo nos campos de trabalho forçado da antiga União Soviética, mesclando relatos e reconstrução histórica com a experiência do próprio autor, que passou oito anos como prisioneiro.

“Arquipélago Gulag – Um experimento de investigação artística (1918-1956)”, uma obra-prima do russo Aleksandr Soljenítsyn (1918-2008), ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, foi escrita de forma clandestina entre 1958 e 1967. Para narrar a história, construída com base nos testemunhos de 227 sobreviventes dos campos do Gulag, na União Soviética, Soljenítsyn teve que realizar uma verdadeira operação secreta. Ele passou duas temporadas em uma propriedade rural na Estônia, longe da vigilância soviética, onde escreveu a maior parte do texto. Com o manuscrito concluído, ele se refugiou em uma casa de campo próxima a Moscou, onde revisou, datilografou e microfilmou cada página em 1968. Uma cópia foi entregue a uma amiga francesa, que naquele mesmo ano contrabandeou o livro para fora da Cortina de Ferro.

A primeira edição de “Arquipélago Gulag” foi lançada em Paris no final de 1973, o mesmo ano em que o manuscrito foi descoberto pela KGB. Poucas semanas após o lançamento, o autor foi preso, acusado de “alta traição”, teve sua cidadania soviética revogada e foi forçado a deixar a URSS. Isso não impediu que o livro fosse traduzido para dezenas de idiomas, recebesse críticas elogiosas e vendesse milhões de cópias.

Esta edição da obra foi traduzida diretamente do russo a partir da versão final do livro — agora condensada, apesar de ter cerca de 700 páginas. Esse trabalho foi realizado por Natália Soljenítsyn, a pedido do próprio autor, com o objetivo de atrair novos leitores, já no final de sua vida. Os três volumes originais foram reduzidos a um único volume, preservando a estrutura de capítulos da obra original. A capa foi desenhada por Mateus Valadares.

Este livro está disponível para download e leitura online.


Em nosso portal na web, você tem acesso a uma enorme variedade de literatura de autores renomados de todo o mundo, incluindo obras do passado e do presente.

Aqui você pode baixar gratuitamente a versão completa do livro «Arquipélago Gulag: Um experimento de investigação artística 1918-1856» Aleksandr Soljenítsyn nos formatos txt, mobi, epub e pdf, sem a necessidade de cadastro ou envio de SMS. Você pode desfrutar da leitura em seu dispositivo Android, iPhone, PC ou iPad.

Antes de baixar o livro, também são disponibilizadas avaliações e comentários de outros leitores que já tiveram a oportunidade de ler esta obra. Não perca tempo e aproveite nossa biblioteca online!
 

Merholes Livros
Avaliação do livro